Dicas

Lavagem de Manchas e Sujeiras

Café, Chá e Chocolate

Molhar o local de imediato com água fria. Após esfregar levemente com um pano com vinagre branco. Em tecido branco usar água oxigenada.

Ferrugem

Deve ser retirado de imediato para não provocar um buraco. Derramar suco de meio limão adicionado de (uma colher de café) de sal refinado.

Frutas, Legumes e Verduras

Lavar rapidamente o tecido manchado passando levemente um pano contendo vinagre branco ou água oxigenada, pois manchas de frutas e verduras se oxidam ao ar e ao calor (na secagem ou quando se passa o ferro).

Gordura, Óleo e Manteiga

Retirar a mancha em 2 passos: 1. Dissolver a parte gordurosa esfregando levemente com tetracloreto de carbono, ou solvente apropriado para tecido. 2. Despejar talco, que absolverá a mancha e esperar deixando agir de 2 a 3 horas, após escovar.

Tintas de Caneta

Para tinta de caneta esferográfica, esfregue com tetracloreto de carbono apropriado para tecidos. Sobre poliéster remover com solvente incolor para esmalte de unhas.

Tinta Óleo

Serão removidos com soluções na mesma proporção de terebentina e amoníaco, mesmo que tenha secado e ou endurecido.

Transpiração

Para os tecidos resistentes, esfregar as manchas com água oxigenada e para tecidos delicados, deixar de molho meio dia em água fria adicionando vinagre branco.

Sangue

A princípio lavar com água fria durante alguns minutos, se ainda permanecer deve-se colocar água oxigenada e esperar e lave-o após, já em tecidos de cor ou lã deve-se derreter um comprimido de aspirina em um copo de água e mergulhar a parte manchada por alguns minutos.

Graxa e Piche

Colocar sobre o local uma camada de manteiga ou margarina. Esperar por algumas horas. Após retirar a gordura raspando com cuidado, em seguida limpar como uma mancha de gordura.

Lama

Esperar secar, e após escovar. Para retirar por completo, passar no tecido um dos produtos: água com vinagre - 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 250 ml de água, água com amoníaco - uma colher para meio litro de água.

Maquiagem

Aplicar álcool 90º.

Chiclete

Deve passar gelo no local até que o chiclete endureça, após raspar com uma espátula e por fim uma lavagem simples.

Manchas pretas de mofo

Esfregar a roupa com vinagre branco, sal e suco de limão. Após deixar a roupa por uma hora no sol, e então lave normalmente.

Manchas amareladas do colarinho e axilas

Fazer uma mistura de vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio, em seguida coloque na parte amarelada e deixe descansar por uma hora. Após, coloque a roupa na máquina de lavar.

Roupas manchadas por outras roupas coloridas

Em uma panela com tamanho ideal a roupa manchada, ferver água suficiente para cobrir a roupa. Após a fervura, coloque uma quantidade de açúcar razoável, junte a roupa deixando ferver até que a mancha desapareça. Só serve para roupas que não encolham. Algodão, tecido sintético não pode.

Assine nosso informativo e receba as novidades da Vestir!